Google

sexta-feira, abril 18, 2008

Mais do mesmo com Fábio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo! Brasil

Fábio Boucinhas é diretor de produtos do Yahoo! Brasil. Ele veio pra expor o tema: "Internet hoje e amanhã: para onde estamos caminhando?", pela AMCHAM. Levando em conta o que foi abordado, posso ser simplista e dizer que estamos no caminho!

Ele basicamente mostrou números e as três gerações web que a mídia divulga. Digo a mídia, pois vejo esse movimento mais como uma organização de provedores de serviços web (e afins) que querem ganhar dinheiro com o que já existe. Não tem nada de novo em relação ao que conhecemos.

Em relação aos números, o que ficou marcante (para mim), foi que o Brasil é o maior usuário de Orkut do mundo junto a Índia. E que ele usa o serviço de uma maneira totalmente diferente dos indianos. Além disso, muitos serviços que estão "bombando" fora do país, não tem sequer previsão de início das atividades por aqui (embora seja possível usar, em Inglês é claro)! Outra coisa foi o ranking de coisas que os internautas fazem: Ler e-mail, notícias e baixar músicas estão no topo!

Sobre as três web, ele classifica como:

1. Internet de leitura: Primeira geração (página estática, acesso discado)
2. Internet de Participação: Web 2.0 (conteúdo dinâmico produzido por internautas, acesso "banda larga estreita")
3. Internet de Abertura: Próxima geração, com alguns movimentos já iniciados (pontos de abertura como gadGets, mobilidade e acesso banda larga de fato)

Como ele é diretor de produtos do Yahoo! Brasil, não podia deixar de fazer propaganda... Deu destaque à nova interface e jeito de usar do Yahoo! Mail (por sinal bem parecido com o HotMail e com serviços que já existem no GMail). Falou também dos links patrocinados e da possibilidade de utilizar algoritmo de busca de terceiros e a introdução de conceitos como web semântica no buscador.

Questionei a respeito da oferta de compra que a Microsoft fez ao Yahoo!, mas ele disse que sabe, se não menos, exatamente a mesma coisa que eu.

Uma coisa eu tenho certeza: Estamos no caminho certo!
E não posso deixar de falar que o Google vai dominar o mundo! Não me convenci do contrário!

Nenhum comentário: