Google

quinta-feira, abril 24, 2008

Google App Engine, novo serviço do Google

Dia 7 deste mês, os Gloogler's disponibilizaram no YouTube a apresentação do Google App Engine (pronuncia-se google épiendjáine), no Campfire One (quase que ao vivo). Esta apresentação foi o lançamento de um novo serviço que posso afirmar: Vai fazer barulho!

Eles assumiram publicamente que com o Google App Engine, pode-se muito mais fácil desenvolver, dar manutenção e não se preocupar com o crescimento (tanto de requests quanto de armazenagem) das aplicações. Propuseram um novo ciclo para desenvolvimento de aplicações web: Codificação, compilação e teste. Eles podem!

Este novo serviço possibilita a criação de aplicações web completas (para começar, com limite de 500MB)! É claro que teve os 10.000 sortudos, pois como está em preview release, este foi o número de ativações liberadas (lembra do GMail?).

A plataforma (como foi chamado) executa scripts Python com direito a template de view, persistência, linguagem para criação de querys (GQL como é chamada) e ferramenta de integração/criação de UI em Flash/Flex. Sem contar que se pode usar todos os outros serviços do Google de maneira transparente!

O único requisito pra quem quer desenvolver usando essa plataforma é saber Python. Tudo que se faz é em Python. Por exemplo, a persistência dos dados de request não passa da instanciação de uma classe! Hoje não dá suporte a joins, justificado pela capacidade de manipulação de grandes tabelas e pela propriedade de se expandir sem torcicolos num ambiente totalmente web. É claro que tem algumas mágicas e obscuridades aí, mas o que ele se propõe a fazer, faz. E por sinal, bem feito!

Para quem não está no seleto grupo dos 10.000, no site do projeto tem o SDK, a documentação e algumas aplicações rodando. Eu não estou dentre os 10.000, mas aguardo o e-mail para ativação com ansiedade. Enquanto isso, já dá pra brincar com o SDK e a documentação!

Nenhum comentário: